quinta-feira, 3 de março de 2011

As crianças aprendem o que vivenciam Grupo 2

 1.       Referência bibliográfica:

NOLTE, Dorothy (HARRIS, Rachel) As crianças aprendem o que vivenciam [tradução de Maria Luiza       Newlands da Silveira]. Rio de Janeiro: Sextante2009. (autoestima)
2.       Título do Capítulo ou do trecho lido (caso tenha lido um trecho sem título ou subtítulo, procure dar um a partir da frase empregada pelo autor no início de um parágrafo);

Se as crianças vivem com vergonha, aprendem a sentir culpa.
Se as crianças vivem sendo incentivadas, aprendem a ter confiança em si mesma.
Se as crianças vivenciam a tolerância, aprendem a ser pacientes.
Se as crianças vivenciam os elogios, aprendem a apreciar.
Se as crianças vivenciam a aceitação, aprendem a amar.
Se as crianças vivenciam a aprovação, aprendem a gostar de si mesmas.
Se as crianças vivenciam o reconhecimento, aprendem que é bom ter um objetivo.

3.       Palavras-chaves (caso haja na ficha catalográfica da obra valha-se delas, mas use também as que te pareçam mais indicadas);

Filhos, tolerância, intolerância, educação, família, escola, convivência, compreensão, comportamento, atitudes, amor, valores, diferenças, indiferenças.

4.       Reprodução de trechos da leitura (dos que considerar os relevantes para a apreensão do conjunto da leitura. Importante ao final da reprodução identificar o item e a página de onde citou);

" Quando nosso filhos se sentem á vontade para expressar suas emoções, é mais facil ajudá-los a pôr de lado as que são negativas, a seguir em frente e crescer". (p.57)

Quando nossos filhos se vêem diante de um desafio nosso incentivo deve se concentrar no potencial deles, e não no mínimo que esperamos deles”. (p.65)

" Se perdemos facilmene a cabeça com os pequenos transtornos e contratempos da vida de todos os dias, vai ser uma tarefa dura ensinar nossos filhos a serem pacentes". (p.70)

“O elogio nem sempre precisa ser merecido, nem as crianças precisam provar nada para serem apreçadas”. (p. 75)

" Aceitar os filhos incondicionalmente, porém, não significa tolerar comportamentos irresponsáveis ou inconvenientes. pdemos aceitar nossos filhos e ao mesmo tempo rejeitar suas atitude inaceitáveis, mantendo regras e limites". (p. 85)

“ Aprender a respeitar acordos e a viver dentro da estrutura familiar prepara as crianças para se adaptarem as comunidades mais amplas da escola e , no futuro, do ambiente de trabalho”. (p. 91)

" receber uma mesada costuma ser a primeira oportunidade que uma criança tem de apreder sobre " o valor do dinheiro"- quando custam as diversas coisas, como desenvolver bons hábitos de poupança e guardar dinheiro para um objetivo especifico". (p.96)
5.    
   Idéia ou idéias principais do autor (registre as que lhe pareçam as mais importantes. Aqui já se exigirá do aluno um esforço de síntese ao tentar captar tais idéias);

Se as crianças vivem com vergonha, aprendem a sentir culpa. Queremos que nossos filhos saibam distinguir o certo do errado.
  - Incentivando a criança por inteiro, nosso papel é estar ao lado deles nos fracassos e sucessos, confiando que ganharão com suas experiências, sejam quais forem os resultados.
- A importância da sinceridade, é importante elogiarmos nossos filhos, mas é ainda mais importante que o elogio seja sincero.
- Os limites do elogio, o elogio não deve ser usado como substituto do amor ou da atenção.
- Queremos que nossos filhos tenham uma visão otimista e confiante.

6.       Objetivo (s) principal (is) do autor (nem sempre o autor explicita seu objetivo);

As crianças aprendem o que vivenciam” serviu como um conjunto de princípios orientadores para minha interação com meus alunos e, mais tarde, com meus filhos. Como todos os outros princípios para a vida e o cuidado com meus três filhos. Como todos os outros princípios para a vida e o cuidado com os filhos, eles são mais fáceis de falar ou se escrever a respeito do que se pôr em pratica.
Os princípios e métodos aqui apresentados são universais e servem para desenvolver um relacionamento amoroso, respeitoso, afirmativo e capacitante com qualquer pessoa.
 Nunca subestime o seu poder de ajudar a criar um futuro melhor, não apenas para seus filhos, mas todos. Este livro pode ser um instrumento para transformá-lo no pai ou mãe que sempre se orgulhará.

7.       Conceitos utilizados acompanhados da explicação do autor;

O nível de paciência necessário para ser um bom pai ou uma boa mãe é extraordinário. É natural as crianças desafiarem constantemente os pais.
Fazer de nossos filhos pessoas autoconfiantes não significa apenas encorajar certos tipos de comportamento. Devemos ponderar quais são as qualidades interiores que eles também estão desenvolvendo.
Nossa aprovação é uma forma de apoiar a personalidade emergente da criança, ajudando- a construir uma auto-imagem positiva. Quanto mais notarmos e salientarmos o que é correto em nossos filhos, mas reforçamos as qualidades que queremos que desenvolvam.

8.       Nomes de outros autores ou livros citados no texto (trata-se da bibliografia comentada pelo autor ao longo de seu texto e sobre a qual ele faz referências);

Não foi mencionado citações de nenhum outro autor no livro.

9.      Glossário de palavras;

Tentada: próximo a ceder a tentação; seduzido; atraído.
Assolado: destruir o que existe em algum lugar.
Relutância: mostrar pouca vontade de fazer alguma coisa.
Parcimônia: é um conceito de frugalidade, economia ou precaução ao chegar a uma hipótese ou curso de ação.
Acabrunhada: triste, abatido, sucumbido.
Freneticamente: violento, apaixonado, impaciente, de mau humor.
Cético: é a doutrina que afirma que não se pode obter nenhuma certeza absoluta a respeito da verdade.
Entoar: Fazer soar, cantar, começar um canto.
Apreço: Estima admiração. Ato de avaliar, de dar preço, de apreçar.
Torvelinho: Agitação.
Nuances: Matizes de cores.
Empoleira: Subir no poleiro.
Brandura: Qualidade do que é brando, maleabilidade, flexibilidade.
Tenro: Que pode ser facilmente cortado.
Efusiva: Alegre, divertido, animado.
Concatenar: ligar, relacionar, encadear.

10. Comentários do grupo sobre a leitura (fácil, difícil, o que aprendeu, o concluiu, etc.);

O autor nos mostra uma leitura fácil onde podemos aprender a lidar com nossos filhos em nosso cotidiano. Revela também que as crianças aprendem o que vivenciam com seus pais e mostra aos pais que devemos conhecer o mundo de cada criança para saber lidar com elas, todos devem entender o mundo das crianças, porque é na infância que as crianças começam a descobrir as coisas.

11. Dúvidas da leitura que deseja esclarecer em aula (se mais de uma numerá-las).

 1- Para a transformação da aprendizagem infantil o que é prioridade?
 2-No livro fala que quando elogiamos nossos filhos por alguma coisa, mais do que por      outra estamos ensinando a eles o que é importante para nós. Como devemos fazer elogios e incentivarmos  isso sem exagerarmos?
 3- Como fazer com que nossos filhos se tornem mais independentes?

7 comentários:

  1. gostei muito do desempenho do grupo 02 enfrente as questões respodidas da forma que deixaram bem claras e evidentes suas respostas.

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  2. LUCIANA
    ESTE GRUPO FOI BEM CLARO AO ABORDAR AS RESPOSTAS BEM EVIDENTES, SEM DEIXAR NENHUMA DÚVIDA AO QUE ELES NOS QUERIAM PASSAR. ESTÃO DE PARABÉNS!

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  3. Cadê os comentários? A interação é parte da avaliação. Dê sua opinião sobre o texto.

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  4. Bom trabalho, as respostas foram bem articuladas e objetivas. Parabéns...

    Nelson Lima

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  5. Solania Falcão

    muito bom gostei! concordo em dizer que o livro e de facil entendimnto o grupo apresentou bem as propostas.

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  6. MARIA ANGÉLICA MEDRADO

    O grupo empenhou-se bastante ao descrever com clareza a proposta do livro. Parabéns pelo desempenho!

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  7. O GRUPO ESTÁ DE PARABENS,PELO DESEMPENHO E FORÇA DE VONTADE,NOTA 10 ...ASSINA CACAU

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