quinta-feira, 3 de março de 2011

O que é Educação.

FICHA DE LEITURA

Ø  Referência bibliográfica:.
Rodrigues , Carlos Brandão; Editora Brasiliense –Brasilia Ano 1988
Ø  Título do Capítulo ou do trecho lido (caso tenha lido um trecho sem título ou subtítulo, procure dar um a partir da frase empregada pelo autor no início de um parágrafo);
Pessoas ‘versus’ sociedade: um dilema que oculta outros.
Sociedade contra Estado: classe e educação.
A esperança na educação.
Ø  Palavras-chaves (caso haja na ficha catalográfica da obra valha-se delas, mas use também as que te pareçam mais indicadas);
Educação, sociedade, transformação, pratica, cultura, pessoas.
Ø  Reprodução de trechos da leitura (dos que considerar os relevantes para a apreensão do conjunto da leitura. Importante ao final da reprodução identificar o item e a página de onde citou);
A educação é um sentido de valorização individual e organizado, variável em extensão  e profundidade para cada individuo e processado pelas riquezas culturais (Kuschensteener) Pág.,65.
Em uma sociedade dinâmica como a nossa, so pode ser eficaz uma (educação) para a mudança. Esta educação consiste na formação do espírito isento de todo dogmatismo, que capacite a pessoa para elevar-se acima da corrente dos acontecimentos, ao invés de arrastar-se por eles. (Mannheim). Pág., 80 e 81.
Ø  Idéia ou idéias principais do autor (registre as que lhe pareçam as mais importantes. Aqui já se exigirá do aluno um esforço de síntese ao tentar captar tais idéias);
 A educação é uma pratica social, o desenvolvimento do que na pessoa humana pode ser aprendido entre os tipos de saber existentes em uma cultura, é o processo contínuo, que começa nas origens do ser humano e se estende até a morte.
Ø  Objetivo (s) principal (is) do autor (nem sempre o autor explicita seu objetivo);
A educação é um dos principais meios de realização de mudanças social. Ela associa-se com a sociedade que precisa da educação para garantir a evolução econômica e social
Ø  Conceitos utilizados acompanhados da explicação do autor;
Educação. Do latim ‘educere’, que significa extrair, tirar, desenvolver. Consiste, essencialmente, na formação do homem de caráter. A educação é um processo vital, para o qual concorrem forças naturais e espirituais, conjugadas pela ação consciente do educador e pela vontade livre do educando.

Ø  Nomes de outros autores ou livros citados no texto (trata-se da bibliografia comentada pelo autor ao longo de seu texto e sobre a qual ele faz referências);
Sciacca, Herman Horse, Kant, Krieck, Kerschensteiner, Cohn, Maritain, William James, Emile Durkheim, Werner Jaeger, Mannheim, Pierre Furter, Ortega Y Gasset, Kilpatrik, Sagmacs, Wilbur Brookover, Paulo Freire.

Ø  Glossário de palavras;
Biopsíquicas: Relativo ou pertencente a fenômenos psíquicos e biológicos ou que os envolve
Endoculturação: Endoculturação é o processo permanente de aprendizagem de uma cultura que se inicia com assimilação de valores e experiências a partir do nascimento de um indivíduo e que se completa com a morte.
Práxis: Na filosofia marxista, conjunto de atividades que visam a transformar o mundo e, particularmente, os meios e as realizações de produção, sobre a qual repousam as estruturas sociais.
Subalterna: que depende de outro.
Polis: era o modelo das antigas cidades gregas, desde o período arcaico até o período clássico, vindo a perder importância durante o domínio romano.

Comentários do grupo sobre a leitura (fácil, difícil, o que aprendeu, o concluiu, etc.);
A leitura não foi de fácil entendimento, mais com muita concentração e empenho conseguimos desenvolver o processo de leitura e assimilação, entendemos um pouco mais afundo os objetivos da educação, qual a finalidade ela alcança no homem, visa dotar tal  pessoa com conhecimentos, poder de julgar e virtudes morais. A educação é capaz de transformar.

Ø  Dúvidas da leitura que deseja esclarecer em aula (se mais de uma numerá-las).
Não houve dúvidas agravantes.
Quando__________________________________________________________________________________________









9 comentários:

  1. alguem pode me dizer de que grupo essa ficha se refere?

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  2. Não compreendi o entendimento do grupo, as idéias e objetivo estão pouco explicadas, faltou a identificação do grupo, e um pouco mais de citações para um bom entendimento, o grupo poderia ter se empenhado mais.

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  3. O grupo fez um trabalho bastante rezumido e não conseguiu mostrar o pensamento do autor, poucas citações e fora das normas. o grupo precisa expressar com mais clareza suas idéias.

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  4. O GRUPO RELATA SOBRE A EDUCACAO NO AMBITO DE PESSOAS VERSUS SOCIEDADE: QUE FALA QUE A EDUCACAO E UMA CONSTRUCAO SOCIAL E QUE TEM COMO OBJETIVO ATENDER A NECESSIDADE COLETIVA,OU SEJA,DE UMA DETERMINADA SOCIEDADE.TALVES O GRUPO PUDESSE TER EXPLORADO MAIS PONTOS A SEREM ABORDADOS. PARABENS AO GRUPO POIS CONSEGUI COMPREENDER SUA PROPOSTA.

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  5. O grupo retratou sobre a educação e a sociedade, sobre a Sociedade contra Estado e a esperança na educação. Achei importante quando o grupo citou a seguinte frase: A educação é um sentido de valorização individual e organizado variável em extensão e profundidade para cada individuo e processado pelas riquezas culturais.
    Eu entendi que a educação tem que começar por cada indivíduo e que a valorização de cada saber é fundamental para cada um, ou seja, o processo de aprendizado é riquissimo, pois a educação é indivídual, porém tem que ser adquirido e repassado à todos. Gostei do desenvolvimento do grupo. Parabéns!

    PS: Só faltou citar qual é o GRUPO!

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  6. Acredito que o grupo poderia ter sido mais claro em sua proposta, porem o grupo teve um otimo desempenho ao citar partes importantes do capitulo lido, fatou colocar o nome do grupo ao qual a ficha de leitura se refere.

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  7. Ok! A proposta ficou legal, porém resumida, com poucas citações e pouca fundamentação teórica, pois a mesma dá sustentabilidade às idéias e são imprescindíveis para a compreensão do leitor.
    Parabéns pelo desempenho!!

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  8. Concordo com todos os comentários por um motivo ou outro. Gostei da disposição do grupo. Poderiam ter explicado melhor o último topico.

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