quinta-feira, 3 de março de 2011

As crianças aprendem o que vivenciam

FICHA DE LEITURA

Ø  Referência bibliográfica:
       NOLTE, Dorothy Law, HARRIS, Rachel. As crianças aprendem o que vivenciam. Rio de Janeiro: Sextante, 2009.
Ø  Título do Capítulo ou do trecho lido (caso tenha lido um trecho sem título ou subtítulo, procure dar um a partir da frase empregada pelo autor no início de um parágrafo);
        SE AS CRIANÇAS VIVENCIAM O RECONHECIMENTO, APRENDEM QUE É BOM TER UM OBJETIVO; SE AS CRIANÇAS VIVEM PARTILHANDO, APRENDEM O QUE É GENEROSIDADE; SE AS CRIANÇAS CONVIVEM COM A SINCERIDADE APRENDEM A VERACIDADE; SE AS CRIANÇAS CONVIVEM COM A EQUIDADE, APRENDEM O QUE É A JUSTIÇA; SE AS CRIANÇAS CONVIVEM COM A BONDADE E A CONSIDERAÇÃO, APRENDEM O QUE É O RESPEITO; SE AS CRIANÇAS VIVEM COM SEGURANÇA, APRENDEM A TER CONFIANÇA EM SI MESMAS E NAQUELES QUE AS CERCAM; SE AS CRIANÇAS CONVIVEM COM A AFABILIDADE E A AMIZADE, APRENDEM QUE O MUNDO É UM BOM LUGAR PARA SE VIVER.

Ø  Palavras-chaves (caso haja na ficha catalográfica da obra valha-se delas, mas use também as que te pareçam mais indicadas);
              Verdade, Ensinar, Família, Ação, Justiça, Respeito, Viver, Confiança, Educação, Crianças e Filhos.
Ø  Reprodução de trechos da leitura (dos que considerar os relevantes para a apreensão do conjunto da leitura. Importante ao final da reprodução identificar o item e a página de onde citou);
       As crianças aprendem com os pais o que é integridade. O que fazemos e dizemos proporciona um exemplo vivo. P.112; As crianças aprendem o que é respeito quando observam seus pais tratando um ao outro, assim como membros de sua própria família. P.123; As crianças desenvolvem a confiança em si mesmas gradualmente ao longo dos anos. P.131.
Ø  Idéia ou idéias principais do autor (registre as que lhe pareçam as mais importantes. Aqui já se exigirá do aluno um esforço de síntese ao tentar captar tais idéias);
A autora a partir do capítulo 13 tenta nos passar a idéia que uma criança convivendo com num lar com pais que as ensinam a partilhar, ter generosidade, ter o senso de justiça com os outros, irá gerar uma sociedade melhor, ou seja, os pais devem passar a ter mais atenção na educação dos filhos, pois as crianças absorvem tudo que acontece no seu cotidiano.
Ø  Objetivo (s) principal (is) do autor (nem sempre o autor explicita seu objetivo);
A autora procura mostrar nestes capítulos a importância dos atos dos pais na formação dos valores dos filhos, onde o mais importante não é só o falar, mas o demonstrar através de gestos dando incentivo, ensinando-os a ter tolerância, demonstrando aceitação, aprovação e reconhecimento, podendo assim partilhar com honestidade e esperar a justiça, a gentileza e consideração.

Ø  Conceitos utilizados acompanhados da explicação do autor;
       A palavra RECONHECIMENTO significa “conhecer outra vez- ver de novo’’; A VERDADEIRA GENEROSIDADE- implica uma disposição sincera para dar desprendimento, sem pensar em ganho pessoal ou retorno; MODALIDADE DA PARTILHA- é aquela em que a criança se oferece para prestar ajuda a outra criança; A VERACIDADE- refere-se á nossa capacidade de comunicar o que vemos e experimentamos com precisão e clareza; SINCERIDADE- abrange uma ampla gama de comportamentos, inclusive a nossa capacidade de ver e vivenciar as coisas como elas são - sem distorções, ilusões, escusas ou negações.
Ø  Nomes de outros autores ou livros citados no texto (trata-se da bibliografia comentada pelo autor ao longo de seu texto e sobre a qual ele faz referências);
Não encontramos outros autores citados no texto.
Ø  Glossário de palavras;
EQUIDADE (pag.116)- igualdade; retidão/ EQUÍVOCO (pag.107)- engano; erro; adj. Duvidoso; confuso; errado/ EVASIVA (pag.111)- desculpa; hábil; escapatória/ CORRIQUEIRO (pag.124)- adj. corrente, comum; habitual; vulgar/ DESANUVIA (pag. 125)- limpar; clarear; serenar; tranqüilizar/ IMPRESCENDÍVEL (pag.127)- adj. insubstituível; indispensável/ AFABILIDADE (pag.136)- atenção, cortesia, delicadeza, educação, gentileza e graciosidade.

Ø  Comentários do grupo sobre a leitura (fácil, difícil, o que aprendeu, o concluiu, etc.);
Aprendemos refletir sobre o exemplo que estamos dando as crianças, temos que olhar com clareza a questão da educação que as crianças possam ter os ensinamentos fundamentais que os pais necessitam para ajudarem as crianças lhe dar com suas inseguranças e desenvolver a autoconfiança, o senso da verdade e justiça, o amor por si e pelos outros.
Ø  Dúvidas da leitura que deseja esclarecer em aula (se mais de uma numerá-las).
A leitura nos foi passada com bastante clareza.



11 comentários:

  1. O grupo passou bastante clareza e dominio no assunto, me levou a refletir em ensinamentos que podem ajudar aos pais ou familiares a melhorar a educação e o apredizado das crianças,não tive duvidas sobre o assunto abordado.

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  2. Este comentário foi removido pelo autor.

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  3. gostei muito da colocação do grupo não tenho nem uma duvida. Deixou bem claro o dever do pais com a criança e a sua educação foi bem abordado.

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  4. O grupo mostra bem claro como os pais devem lidar com os seus filhos em diferentes situacoes. Gostei da colocacao do grupo.

    HELAYNE RODRIGUES

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  5. O grupo deixou bem claro a relacao entre pais e filhos na forma de se interagirem por parte da educacao.

    LIDIANE LIMA FURTADO

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  6. Onde estão os colegas, para comentar as postagens?
    A interação é parte da avaliação da atividade.

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  7. O grupo mostrou bastante dominio nas colocaçào citadas, quando fala da covivencias pais e filhos e da maneira como devemos transparecer as coisas dentro de casa como ter generosidade e integridade .

    Liana Marques

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  8. meryvany
    gostei da colocação do grupo onde aborda a educação das crianças, onde tudo aquilo que eles vivencian tera influencia na sua educação parabens grupo.

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  9. Merivany
    gostei da colocação do grupo onde o grupo aborda que a educação que os pais transmite as crianças influencia futuramente na sua formação educacional. parabens ao grupo

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  10. Solania falcao

    as crianças aprendem o que vivenciam serve de exemplo para os pais fazerem uma abordagem na forma como estao ensinando as crincças em seu cotiano objetivando uma educaçao respeitosa e generosa

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  11. MARIA ANGÉLICA MEDRADO

    Parabéns ao grupo, pois, com clareza demonstraram ter entendido a proposta do autor.

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