quinta-feira, 3 de março de 2011

As crianças aprendem o que vivenciam / Nolte, Dorothy / GRUPO 1

FICHA DE LEITURA

Ø  Referência bibliográfica:

        NOLTE, Dorathy Low. HARRIS, Rachel. As crianças aprendem o que vivenciam. Rio de  Janeiro: Sextante, 2009.

Ø  Título do Capítulo ou do trecho lido (caso tenha lido um trecho sem título ou subtítulo, procure dar um a partir da frase empregada pelo autor no início de um parágrafo);

               Se as crianças vivem com medo. Aprendem a ser medrosas. ( capítulo 3).

Ø  Palavras-chaves (caso haja na ficha catalográfica da obra valha-se delas, mas use também as que te pareçam mais indicadas);
      
      Responsabilidade; Pais; Filhos e Formação.

Ø  Reprodução de trechos da leitura (dos que considerar os relevantes para a apreensão do conjunto da leitura. Importante ao final da reprodução identificar o item e a página de onde citou);

     “Muitos de nós temos uma vida agitada e sabemos como é difícil dar conta de tantas        exigências. Amaneira como reagimos ao estresse depende de nossa capacidade para lidar com nossos sentimentos de impaciência, insatisfação, contrariedade e irritação” (p.23).

Ø  Idéia ou idéias principais do autor (registre as que lhe pareçam as mais importantes. Aqui já se exigirá do aluno um esforço de síntese ao tentar captar tais idéias);        

      Levando-se em consideração os aspectos apresentados nesta obra ficam evidenciados que o autor tenta por meio de fatos exemplificados a forma como os pais lidam com a educação que em grande parte há falhas mostrando o poder do exemplo dos pais na educação dos filhos.

Ø  Objetivo (s) principal (is) do autor (nem sempre o autor explicita seu objetivo);

O objetivo do livro é ajudar os pais a transmitir uma boa educação aos seus filhos. Em ensina como eles devem lidar em certas situações. Esta obra mostra para os pais que o comportamento deles e de grande influência sobre as crianças.
Afinal, são as atitudes cotidianas dos adultos que criam padrões familiares a serem transmitidas para gerações futuras.

Ø  Conceitos utilizados acompanhados da explicação do autor;
       
        Distinguir entre a risada saudável e a zombaria.
Para a autora risada saudável é, quando achamos graças em desenhos animados, histórias em quadrinhos e filmes.
Risada de zombaria e rir dos outros quando eles se machucam, caem ou erram. 

Ø  Nomes de outros autores ou livros citados no texto (trata-se da bibliografia comentada pelo autor ao longo de seu texto e sobre a qual ele faz referências);
            
            O Mágico de OZ (p.34)
            O Gatola da cartola (p. 49)

Ø  Glossário de palavras;

1. Afabilidade - a.fa.bi.li.da.de: 1 Qualidade do que é afável. 2 Brandura no trato, delicadeza. Antôn: grosseria.
            2. Desanuviar –  desassombrar, serenar, clarear,   Sent. Figurado: Tranquilizar, esmaecer.
      3. Latente - 1 Que não se vê, que está oculto. 2 Dissimulado. 3 Subentendido. 4 Diz-se da atividade ou caráter que, em certo momento, não se manifesta, mas que é capaz de se revelar ou desenvolver quando as circunstâncias sejam favoráveis ou se atinja o momento próprio para isso. Antôn: claro, manifesto. 

Ø  Comentários do grupo sobre a leitura (fácil, difícil, o que aprendeu, o concluiu, etc.);

O livro nos mostra como lidar com nossas crianças em diferentes situações onde, o apoio dos pais e importante para o seu desenvolvimento da criança ficando atentos para a necessidades de nossos filhos á medida que amadurecem.

Ø  Dúvidas da leitura que deseja esclarecer em aula (se mais de uma numerá-las).
    
       Nenhuma (até o momento da postagem).

12 comentários:

  1. gostei muito das respostas encontradas o grupo mostrou um bom dominio da leitura,so fiquei com uma duvida se são responsavéis pelo capitulo 01,porque usaram o capitulo 03 para indentificar o trecho lido pelo grupo?

    ResponderExcluir
  2. O grupo com passou atravez do aprendizado do livro,que os pais ter que ter mais atitudes e dominio na educação dos filhos e incentivalos da maneira correta, sem que aja exageros e sim mostra-los o caminho correto a seguir.

    ResponderExcluir
  3. o grupo passou um bom dominio de conteudo enfatizou bem o aspecto o autor deixa bem claro nessa obra como os pais devem lidar com a educação de seus filhos mostrando a realidade de mundo para pais e filho.

    ResponderExcluir
  4. Achei bem interessante quando o grupo focou a questão da risada saudavel e zombaria pois mostra que sempre temos que ta atentos no cotidianos de nossas relações com o nosso filhos.

    Liana

    ResponderExcluir
  5. LUCIANA
    GOSTEI BASTANTE DA COLOCAÇÃO DO GRUPO, AO NOS PASSAR COMO DEVEMOS EDUCAR E FICAR ATENTOS COM NOSSAS CRIANÇAS EM RELAÇÃO A EDUCAÇÃO QUE ESTAMOS PASSANDO,POIS TUDO QUE FAZEMOS ELAS ESTÃO APRENDENDO. PARABÉNS AO GRUPO!

    ResponderExcluir
  6. LÍDIA
    O GRUPO PASSOU COM CLAREZA O CONTEXTO DO TEXTO LIDO, ME DEIXANDO INTERESSADA NA EDUCAÇÃO DAS CRIANCAS. PARABÉNS AO GRUPO.

    ResponderExcluir
  7. Zélia
    Li todos comentários, gostei da interação. Peço mais atenção na escrita de algumas palavras.
    Quem já comentou estão de parabéns!!!!.
    11 de março de 2011

    ResponderExcluir
  8. Pouca interação. Ao comentar dê sua opinião. Concorda com o que foi dito? Discorda?

    ResponderExcluir
  9. Merivany
    o grupo foi bem deixou claro que na pratica da Educação o comportamento dos pais reflete na vida dos filhos futuramente.

    ResponderExcluir
  10. Geissei
    gostei porque é de grande importancia que os pais tenha um bom comportamento em relação como educar seus filhos.

    ResponderExcluir
  11. É muito interessante a leitura deste livro, pois as autoras relatam fatos que fazem parte da vida de cada um, seja pai, filho ou professor, mostrando que as crianças tem um potencial muito grande de percepção e que a aprendizagem através dos exemplos é muito significativa.

    Parabéns a todos que comentaram.

    ResponderExcluir
  12. celiane cruz
    GOSTEI FOI DE FACIO LEITURA BEM PROVEITOSO E FALA MUITO DA NOSSA VIDA E DEIXA MUITA INFORMAÇÃO BOA PARA NOSSA FUTURA PROFISSÃO O GRUPO MOSTROU DOMÍNIO SOBRE A LEITURA ESTÃO DE PARABÉNS.

    ResponderExcluir