quinta-feira, 3 de março de 2011

Pedagogia da Autonomia


FICHA DE LEITURA

Ø  Referência bibliográfica:
      Paulo Freire, pedagogia da autonomia,saberes necessários a prática educativa,29° Edição,editora paz e terra,(coleção Leitura)ano 1996.

 .
Ø  Título do Capítulo ou do trecho lido (caso tenha lido um trecho sem título ou subtítulo, procure dar um a partir da frase empregada pelo autor no início de um parágrafo);       
Capitulo 3, ensinar é uma especialidade humana.
3.1-Ensinar  exige segurança, competência profissional e generosidade.
3.2-Ensinar exige comprometimento
3.3-Ensinar exige compreender que a educação é uma forma de intervenção
3.4-Ensinar exige liberdade e autoridade.
3.5-Ensinar exige tomada consciente de decisões.
3.6-Ensinar exige saber escutar.
3.7-Ensinar exige reconhecer que a educação é ideológica.
3.8-Ensinar exige disponibilidade para o diálogo.


Ø  Palavras-chaves (caso haja na ficha catalográfica da obra valha-se delas, mas use também as que te pareçam mais indicadas);
1.Autonomia (psicologia).2.Educação 3.Ensino 4.Prática de ensino 5. Professores 6. Liberdade 7.Escutar.
             .
Ø  Reprodução de trechos da leitura (dos que considerar os relevantes para a apreensão do conjunto da leitura. Importante ao final da reprodução identificar o item e a página de onde citou);
     Me movo como educador porque,primeiro, me movo gente(Cap.3 item 3.1 p.94),O que sempre procurei foi viver em plenitude a relação tensa, contraditória e não mecânica, entre autoridade e liberdade no sentido de assegurar o respeito entre ambas, cuja ruptura provoca a hipertrofia de uma ou de outra. (Cap.3 item 3.4 p.108), A liberdade amadurece no confronto com outras liberdades, na defesa de seus direitos em face da autoridade dos pais, do professor, do estado. (pag.105), O que devo pretender não é a neutralidade da educação, mas o respeito, a toda prova, aos educandos, aos educadores ás educadoras. (pag.111); Como educadores e educadoras progressistas não apenas não podemos desconhecer a televisão, mas devemos usá-la, sobretudo discuti-la. (pag.139); É neste sentido que se impõe a me escutar o educando em suas dúvidas, em seus receios, em sua incompetência provisória(pag.119).

Ø  Idéia ou idéias principais do autor (registre as que lhe pareçam as mais importantes. Aqui já se exigirá do aluno um esforço de síntese ao tentar captar tais idéias);
Segundo Paulo Freire uma das principais idéias é a liberdade dos oprimidos através da educação, onde os oprimidos reconhecem os seus direitos na interação entre educador e educando havendo uma dialogicidade, onde uma aprende com o outro
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Ø  Objetivo (s) principal (is) do autor (nem sempre o autor explicita seu objetivo);
O grande objetivo de Paulo freire em seu livro pedagogia da Autonomia foi promover a melhoria da pratica Educativa de docentes formados ou em formação em relação à com construir a autonomia dos seus alunos, mostrando como é possível transformá-los e decididos, independentes com suas experiências diárias, tornando aprendizado mais assimiláveis possíveis. Freire diz que educar é uma especificidade humana, quando só nós seres humanos somos capazes exclusivamente de ensinar com segurança, comprometimento, intervindo no mundo com toda uma interação sabendo equilibrar a liberdade e autonomia, pois uma não vive sem a outra fazendo alunos decididos e seguros, saber escutar cada um com muito dialogo em sala. Paulo Freire afirma que é de grande importância que o educador conheça a realidade vivida pelos educando, pois a tarefa formadora terá mais significação quando usamos os elementos do cotidiano. O professor encontra-se em um processo de constante busca pelo conhecimento através da dialogicidade, onde ele não sabe tudo, ensina mas também aprende, é um ato de dar e receber.     

Ø  Conceitos utilizados acompanhados da explicação do autor;
PAPEL DA CURIOSIDADE- De modo geral, e da humana, de especial, como um dos impulsos fundantes da produção do conhecimento; ASSUMINDO A AUTORIA- Através de um conhecimento do objetivo; DISTORCER- É a percepção dos fatos, das coisas, dos acontecimentos; TEXTO- Para ser constantemente ‘’lido’’, interpretado, ‘’escrito’’ e ‘’ reescrito’’.
Ø  Nomes de outros autores ou livros citados no texto (trata-se da bibliografia comentada pelo autor ao longo de seu texto e sobre a qual ele faz referências);
       Max, Angels, Amilcar Cabral.

Ø  Glossário de palavras;
PIEGAS (PAG.138)- pessoa que se embaraça com ninharias; DEFLAGAR (PAG.119)- arder, provocar; RELUTÂNCIA (PAG.96)- resistência; AUTONOMIA (PAG.94)- independência; TRANSGRESSÃO (PAG.100)- inflação.

Ø  Comentários do grupo sobre a leitura (fácil, difícil, o que aprendeu, o concluiu, etc.);
O livro de Paulo Freire é muito importante na nossa formação como professores abrindo os olhos para sermos educadores democráticos, criativos, decididos, com a discussão de como planejar, e avaliar os educando, projetando nos textos utilizados em sala o contexto de vida de cada aluno. A obra de Paulo Freire lhe traz a certeza que a educação é muito humana com seus aspectos políticos, ético, históricos envolvendo toda a sociedade e sua cultura. O professor tem que assumir-se um ser pensante e crítico, tendo um verdadeiro domínio do conteúdo que ensina e assim chega a sua independência e conseqüentemente a de seu aluno.
Ø  Dúvidas da leitura que deseja esclarecer em aula (se mais de uma numerá-las).
A leitura nos foi passada com bastante clareza.









10 comentários:

  1. Paulo Freire comenta da autoridade democratica de nao ter medo de falar, liberdade numa sala de aula coisa que é de grande importancia pois é atraves do entrossamento que nos alunos fica mais a vontade de se expor numa sala de aula junto com o professor,

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  3. O que ficou bem claro,foi a liberdade de expressão dos alunos e professores. FICOU PERFEITO!
    RENATA GLAUCIA

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  4. o bom de ler livros escritos pelo Paulo freire é que podemos entender com facilidade a forma como ele expoe suas ideias permitindo uma interação entre leitor e escritor.
    CAMILA SILVA DE OLIVEIRA

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  5. Paulo, faz com que percamos o medo de expressão enquato aluno.Assim deixando nossa mente mais aberta e sem medo de critica futuras.

    ELIETE.

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  6. Ao conhecer a obra de Paulo Freire, percebemos que devemos estudar cada dia mais e mais... As suas obras revelam os saberes necessários a uma prática docente.

    O grupo deve ter mais atenção a sua escrita, no mais estão de parabéns...

    Nelson Lima

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  7. MURIELLE

    O grupo está de parabéns pois fizeram uma boa coloção do livro diante do conteúdo abordado

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  8. THAÍSE MARIA
    Parabéns,pois o grupo mostrou interesse pelo assunto trabalhado

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  9. Paulp Freire, faz com que nos possamos ser educadores sociaveis com dialogo entre aluno e prfessor sem que haja aquela educação mecanizada. O posicionamento do grupo foi bom pois ele nos mostra que devemos ser educadores democraticos.O grupo fez um bom trabalho.

    Rayanne Santana A. Sousa.

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  10. Paulo Freire nos ensina a ter um verdadeiro coraçao de estudante,e a termos a pratica da leitura,ele realmente foi um grande Educador.E ao grupo eu so devo da os parabens pelo belissimo trabalho.assina cacau

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