quinta-feira, 3 de março de 2011

Pedagogia da Autonomia / FREIRE,Paulo / Grupo 2

FICHA DE LEITURA

Referência bibliográfica:
FREIRE,Paulo. Pedagogia da autonomia: Saberes necessários a pratica educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

Título do Capítulo ou do trecho lido (caso tenha lido um trecho sem título ou subtítulo, procure dar um a partir da frase empregada pelo autor no início de um parágrafo);
Ensinar não e transferir conhecimento.
Palavras-chaves (caso haja na ficha catalográfica da obra valha-se delas, mas use também as que te pareçam mais indicadas);
Autonomia, educação, ensino, pratica de ensino, professores, esperança, suporte e bom- senso.
Reprodução de trechos da leitura (dos que considerar os relevantes para a apreensão do conjunto da leitura. Importante ao final da reprodução identificar o item e a página de onde citou);
Não foi a educação que fez mulheres e homens educáveis, mas a consciência de sua inclusão e que gerou sua educabilidade. É também na inconclusão de que nos tornamos conscientes e que se alicerça a esperança. (p 58)

O pior Juiz é o que considera o professor uma ausência na sala. (p 65)

Como professor preciso me mover com clareza na minha pratica. Preciso conhecer as diferentes dimensões que caracterizam a essência da pratica o que me pode tornar mais seguro no meu próprio desempenho. (p 68)

Gosto de ser gente porque, mesmo sabendo que as condições materiais econômicas, sociais e politica, culturais e ideológicas em que nos achamos geram quase sempre barreiras de difícil superação para o cumprimento de nossa tarefa histórica de mudar o mundo, sei também que os obstáculos não se eternizam.(p54)

O meu bom senso me diz , por exemplo, que é imoral afirmar que a fome e a miséria que se acham expostos milhões de brasileiras e de brasileiros são uma fatalidade em face de que só há uma coisa a fazer: esperar pacientemente que a realidade mude. (p63)

A nossa capacidade de aprender, de que decorre a de ensinar, sugere ou, mais do que isso, implica a nossa habilidade de aprender a substantividade do objeto aprendido.(p69)

Mulheres e homens, somos os únicos seres que, social historicamente, nos tornamos capazes de aprender. Por isso, somos únicos em que aprender e uma aventura criadora, algo, por isso mesmo muito mais rico do que meramente repetir a lição dada. (p69)
Idéia ou idéias principais do autor (registre as que lhe pareçam as mais importantes. Aqui já se exigirá do aluno um esforço de síntese ao tentar captar tais idéias);
Mostrar as diversas formas de transmitir o conhecimento estimulando os alunos a construir seus próprios métodos de ensino sendo assim , professores e alunos podem andar juntos, produzindo e adquirindo conhecimento e e superando obstáculos impostos durante o processo de aprendizagem.
Objetivo (s) principal (is) do autor (nem sempre o autor explicita seu objetivo);
O objetivo do autor no capitulo lido o ponto de vista é estimular o profissional da educação a valorizar sua profissão a respeitá-la, e ter dignidade do que se faz e tratar os alunos não apenas como mero ouvinte e sim como espelhos de si próprio, pois o aluno reflete aquilo que é ensinado se o professor vem para sala de aula com indisposição a ensinar o aluno perde a vontade de aprender, e fica condicionado a apenas um pensamento sobre aquela aula e professor, então na visão de Paulo Freire é necessário ao educador ter humildade e saber transmitir o conhecimento adquirido Ao longo tempo para seus alunos com carinho e atenção estimulando-os a pensar melhor adquirir senso crítico e ter capacidade de aprender os ensinamentos não apenas para adaptação ao meio em que se vive, mas para se distinguir dos outros.
Conceitos utilizados acompanhados da explicação do autor;
Ensinar: não é transferir o conhecimento, mas criar possibilidades para a sua própria produção ou a sua conclusão.
Professor: é o que consegue enquanto fala trazer o aluno até a intimidade do movimento de seu pensamento.
Suporte: é o espaço, restrito ou alongado, a que o animal se prende “efetivamente” tanto quanto para resistir; é o espaço necessário para seu crescimento e que delimita seu domínio.
Aprender: è construir, reconstruir, constatar para mudar, o que não se faz sem abertura ao risco é a aventura ao espírito.
Autoritarismo: é ruptura em favor da autoridade contra a liberdade.
Licenciosidade: a ruptura em favor da liberdade contra a autoridade.
Nomes de outros autores ou livros citados no texto (trata-se da bibliografia comentada pelo autor ao longo de seu texto e sobre a qual ele faz referências);
CRISTAL, David; FREIRE, Paulo. Pedagogia da esperança, Rio de Janeiro, Paz e Terra, 1994.
FREIRE, Paulo. À sombra desta mangueira, São Paulo, Olho d’Água, 1995.
JACOB, François.
FREIRE, Paulo. Cartas à Cristalina, Rio de Janeiro, Paz e Terra.
FREIRE, Paulo. Professor sim, tia não. Cartas a quem ousa ensinar. São Paulo, Olho d’Água, 1995.
Instituto na leitura de professor sim, tia não. São Paulo, Olho d’Água, 1995.
FREIRE, Paulo. Professor sim, tia não. Cartas a quem ousa ensinar.
Glossário de palavras;
Amesquinhado: adj. (part. de amesquinhar) 1 Tornado mesquinho ou avarento. 2 Apoucado, depreciado,humilhado.
Gnosiológica: Parte da filosofia que estuda as bases do conhecimento humano
Rigorizar: Tornar-se forte e vigoroso, robustecer-se.
Dialogicidade: é a essência da educação como prática da liberdade.
Inexorabilidade: Estado, caráter do que é inexorável: a inexorabilidade da sorte.
Comentários do grupo sobre a leitura (fácil, difícil, o que aprendeu, o concluiu, etc.);
A leitura a principio é um pouco complexa, à medida que vamos avançando as paginas do livro, percebemos que a complexidade torna-se facilidade, pois e uma leitura rica em detalhes e exemplos vividos pelo próprio autor, podemos também absorver muitas informações do autor e trazer vários ensinamentos aprendidos ao longo da leitura para o cotidiano, pois o autor permite essa comunicação com o leitor.
Dúvidas da leitura que deseja esclarecer em aula (se mais de uma numerá-las).
1. Diferença entre o ser condicionado e o ser determinado.
2. Diferença entre Autoritarismo e Licenciosidade.

Acadêmicas: Camila Silva, Eliete da Costa, Renata Glaucia, Thainara Cunha e Stefane kayre.

10 comentários:

  1. gostei das expressões do grupo, foi explicado com bastante clareza.



    antonia geissie

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  2. Zélia
    Cadê a interação? Como serão avaliados? A interação é parte integrante da atividade.

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  3. RAYANNE S. A. ALENCAR
    Como diz Paulo Freire, devemos ser educadores criticos e termos orgulhos de nossa profissão, e sermos espelho para nossos alunos. O comentario do grupo foi bom.

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  4. Otimo!pois assim como temos a capacidade de ensinar temos de aprender, o gupo mostrou habilidade em sua leiura.Gostei muito!


    Thaise Maria

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  5. Parabéns aos alunos (as) que estão empenhados neste trabalho com uso de tecnologia para divulgar melhor os novos conhecimentos sobre educação.
    Christiano Aguiar

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  6. Merivany
    o grupo foi bem pois a educação é um trunfo em que todos devem alcançar para serem libertos de nossos opressores.

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  7. Roselia
    o grupo foi muito bem pois o ensino e aprendizaor é umfator importante na construção da cidadania.

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  8. Luciana
    gostei porque o grupo teve como objetivo a compreenção do ato de educar.

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  9. geissie
    gostei o grupo foi bem pois o professor deve ter um bom relacionamento para facilitar o apreendizado do educando.

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  10. MURIELLE
    Gostei do trabalho apresentado pelo grupo pois tiveram como objetivo uma boa compreenção do livro ou melhor do ato de educar

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