quinta-feira, 3 de março de 2011

O QUE É EDUCAÇÃO / BRANDÃO,Carlos Rodrigues / Grupo 2

Ficha de Leitura

1.       .Referência bibliográfica:
BRANDAO, Carlos Rodrigues. O que é educação. 48 reimpr. São Paulo:Brasiliense,2006.

2.       Título do Capítulo ou do trecho lido (caso tenha lido um trecho sem título ou subtítulo, procure dar um a partir da frase empregada pelo autor no início de um parágrafo);

PEDAGOGOS, MESTRES-ESCOLA E SOFISTAS
A EDUCAÇÃO QUE ROMA FEZ, E O QUE ELA ENSINA
EDUCAÇÃO: ISTO E AQUILO, E O CONTRÁRIO DE TUDO

3.       Palavras-chaves (caso haja na ficha catalográfica da obra valha-se delas, mas use também as que te pareçam mais indicadas);
Educação – Pedagogos – Mestres-escola – Escola – Ensino.

4.       Reprodução de trechos da leitura (dos que considerar os relevantes para a apreensão do conjunto da leitura. Importante ao final da reprodução identificar o item e a página de onde citou);

Citações do Capítulo Pedagogos, mestres-escola e sofistas:
[...] O que se ensina e aprende entre os primeiros pastores, mesmo quando eles começaram rusticamente a enobrecer, envolve o saber da agricultura e do pastoreio, do artesanato de subsistência cotidiana e da arte. Tudo isso misturado, sem muitos mistérios, com os princípios de honra, de solidariedade e, mais do que tudo, de fidelidade à polis, a cidade grega onde começa e acaba a vida do cidadão livre e educado [...] (p.36-37)

[...] Este saber que busca no homem livre o seu mais pleno desenvolvimento e uma plena participação na vida da polis é próprio ideal da cultura grega e é o que ali se tinha em mente quando se pensava na educação. (p.37)

“ Diferenças de saber de classe dos educandos produziram diferenças curiosas entre os tipos de educadores da Grécia antiga. De um lado, desprezíveis mestres-escola e artesão-professores; de outro, escravos pedagogos e educadores nobres, ou de nobres. De um lado, a prática de instruir para o trabalho; de outro, a de educar para a vida e o poder que determina a vida social.’’ (p42)
Citações do Capítulo: A educação que Roma fez, e o que ela ensina
[...] A criança começava a aprender em casa, com os mais velhos, e quase tudo o que aprendia era para saber e preservar os valores do mundo dos ‘’mais velhos’’, dos seus antepassados. (p.49)

[...] A educação de uma comunidade dedicada ao trabalho com a terra foi durante séculos uma formação do homem para o trabalho e a vida, para a cidadania da comunidade igualada pelo trabalho. (p.49)

Em Roma, portanto, ao contrário do que vimos acontecer em Atenas e principalmente em Esparta, a família prolonga o poder de socializar o cidadão e, através dela, a sociedade civil estende o alcance do seu modelo em toda uma primeira educação da criança [...] (p.50)

Citações do Capitulo: Educação: isto e aquilo, e o contrário de tudo.
[..] intelectuais, educadores e estudantes fazem e refazem [..] a critica da pratica da educação [...] e afirmam que, do Ministério à escolinha, a educação nega no cotidiano o que afirma na lei. Não há liberdade no país e a educação não tem tido papel algum [..] para a sua conquista; não há igualdade entre os brasileiros e a educação consolida a estrutura classista [...] (p.56)

Mas, se entre o pensado e o vivido há diferenças, as pessoa do país protestam e cobram, de quem faz a lei, que pelo menos ela seja cumprida: que haja liberdade na educação e, através dela, que a escola exista para todos e que seja distribuída por igual entre todos [...] (p.58-59) 

A fala do poder que constitui a educação no país propõe o exercício de uma pratica idealizada. A fala dos praticantes da educação, os educadores, faz então a critica da distancia que há entre a promessa e a realidade. Faz mais, denuncia a alteração para pior das próprias leis que dizem o que é e como deve ser a Educação no Brasil. (p.59-60)

[...] Pois, do ponto de vista de quem a controla, muitas vezes definir a educação e legislar sobre ela implica justamente ocultar a parcialidade destes interesses, ou seja, a realidade de que eles servem a grupos, a classes sociais determinadas, e não tanto ‘’a todos’’, ‘’ à Nação’’, ‘’aos brasileiros’’ [...] (p.60)

5.       Idéia ou idéias principais do autor (registre as que lhe pareçam as mais importantes. Aqui já se exigirá do aluno um esforço de síntese ao tentar captar tais idéias);

Capitulo: PEDAGOGOS, MESTRES-ESCOLA E SOFISTAS
Esse capítulo mostra como era a educação na Grécia Antiga, na qual era o problema da aprendizagem de ofícios simples no período da paz e na guerra. Havia a transição entre os saberes da agricultura, do artesanato da subsistência e da arte, tudo isso misturado aos princípios da honra e a solidariedade ligada com a fidelidade da polis. Na Grécia existia uma diferença entre a educação do homem livre, e do escravo, onde o escravo aprendia os saberes fora da escola, e os homens livres tinham sempre um professor particular que os ensinava como deveriam ser sempre livres.
Capítulo: A EDUCAÇÃO QUE ROMA FEZ, E O QUE ELA ENSINA.
Podemos perceber aqui um paralelo entre a educação grega e a educação romana, onde se diz que a iniciação das crianças e dos adolescentes era aprender os valores dos antepassados, chamada então de educação doméstica, pois acontecia em casa com o objetivo de chegar à formação de uma consciência moral. Com o passar do tempo o ensino que era pastoril camponês, passa a ser a preparação para a formação de guerreiros onde surgi uma oposição entre o ensino dos pais e dos mestres-pedagogos, sendo estes os que convivem com os educandos acompanhando-os durante grande parte de sua vida e formação do seu saber.
Capitulo: EDUCAÇÃO: ISTO E AQUILO, E O CONTRÁRIO DE TUDO.
Percebe-se a reflexão sobre a palavra educação sendo confrontada com o conceito dos dicionários com o objetivo de explicar para que e a quem serve a educação. Nos dias atuais, intelectuais , educadores e estudantes fazem criticas a pratica da educação no país, levantando questões e afirmando que a educação nega no cotidiano o que afirma na lei.       
6.       Objetivo (s) principal (is) do autor (nem sempre o autor explicita seu objetivo);
A obra em questão visa fazer uma discussão sobre conceito de educação, rompendo com a ideia de que só existe o processo educacional na escola O autor nos remete as várias formas de aprendizagem independente da maneira e os métodos  utilizados durante o processo de desenvolvimento da sociedade, ele nos mostra que a aprendizagem acontece no nosso cotidiano de forma simples durante nossas vivencias diárias  e não apenas nas salas de aulas convencionais.

7.       Conceitos utilizados acompanhados da explicação do autor;
·         Polis: A cidade grega onde começa e acaba a vida do cidadão livre e educado.
·         Tecne: Normas de trabalho que, quando reproduzidas como um saber que se ensina para que se faça.
·         Paideia: Aquilo que a cultura grega chama com pleno efeito de educação.
·         Mestre-escola: Leciona as primeiras letras e contas
·         Pedagogo: Velhos escravos, que conduziam as crianças a caminho da escola de primeiras letras. Conviviam com as crianças e os adolescentes mais do que seus pais. Era o educador por cujas as mãos a criança grega atravessava os anos a caminho da escola, por caminhos da vida.

8.       Nomes de outros autores ou livros citados no texto (trata-se da bibliografia comentada pelo autor ao longo de seu texto e sobre a qual ele faz referências);
·         Sólon
·         Xenofonte
·         Plutarco
·         Dicionário Contemporâneo da Língua Portuguesa, Caldas Aulete
·         Pequeno Dicionário Brasileiro de Língua Portuguesa, Aurélio Buarque de Hollanda
·         LEI N. 4.024, DE 20 DE DEZEMBRO DE 1961 Fixa as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Art. 1º, 2º e 3º
·         Voz Ativa- Cultural
·         Boletim Nacional das Associações de Docentes, nº3
9.       Glossário de palavras;
            Clãs:Facção, Partido e Tribo
            Subsistência: estabilidade, permanência, sobrevivência.
            Pederastia: Práticas sexuais entre homens; homossexualismo masculino.
            Apogeu: O mais alto grau de elevação, o auge.  
            Metecos: Designação que se dava ao estrangeiro domiciliado em Atenas. / P. ext. Estrangeiro                  residente em um país
            Antagônicas: Contrário, oposto:
            Eloquência: Talento de convencer, deleitar ou comover, falando. Arte de bem falar
Disciplinamento: Ato de disciplinar.
          Ideologia: Conjunto de idéias próprias de um grupo, de uma época, e que traduzem uma situação histórica
           Classista: Representante de uma classe
           Inerente: Ligado de modo íntimo e necessário: responsabilidade inerente a uma função.
Inseparável.
           Etárias: Que diz respeito à idade: estatística etária
           Parcialidade: Preferência injusta.
           Austero: Rigoroso, circunspecto, severo
           Ocioso: Que não tem ocupação, que não faz nada.
          Ancestral: Que diz respeito aos antepassados; antigo, primitivo
          Artífice: Artesão ou operário especializado em qualquer arte mecânica; operário

10.    Comentários do grupo sobre a leitura (fácil, difícil, o que aprendeu, o concluiu, etc.);
O livro apresenta uma leitura clara e concisa, através de uma linguagem simples sem muitas palavras rebuscadas. As ideias contidas no mesmo, são muito relevantes e de grande importância para nossas vidas, tanto como educandos quanto como educadores, pois trata da historicidade da educação desde o inicio das civilizações até os dias contemporâneos como: seu inicio, conceito, metodologias e objetivos no processo educacional.
11.    Dúvidas da leitura que deseja esclarecer em aula (se mais de uma numerá-las).
            1-Dentro do contexto do capítulo 4 não conseguimos entender o real sentido da palavra PEDERASTIA.
            2-Fale sobre as ‘’lojas de ensinar’’ que surgiram em Atenas.

7 comentários:

  1. O trabalho do grupo está bem elaborado, bem especificado capítulo por capítulo, parece que grupo entendeu o pensamento do autor e soube como apresentar, entendi o que o autor fala nos capítulos, fala sobre as diferenças do ensino do homem livre e do escravo, a educação de Roma, e a discursão sobre a educação. O trabalho só ficou um pouco desalinhado, e não entendi a mudança de cor.

    Parabéns ao grupo.

    ResponderExcluir
  2. Está muito claro o entendimento do grupo, as citações foram bem selecionadas, trazendo uma boa compreenção do conteúdo. O grupo está de parabéns.

    ResponderExcluir
  3. Parabéns ao grupo, pois de forma simples demonstraram compreensão do texto lido na sua estruturação, onde abordaram a desigualdade na educação entre o homem livre e o escravo, fases na construção da educação e formação do seu saber.

    Quanto à postagem ficou um pouco embaraçosa, mais valeu! Abraços!!

    ResponderExcluir
  4. MARINALVA
    O CONTEÚDO APRESENTADO CONTÉM MUITAS CITAÇÕES DO LIVRO,NÃO EXPRESSANDO SUAS PRÓPRIAS IDÉIAS. TINHAM QUE SE ESFORÇAREM MAIS,MAS PARABÉNS AO GRUPO PELO SEUS ESFORÇOS.

    ResponderExcluir
  5. Marinalva, conordo com você. Poderiam falar da finalidade, da utilidade e de outras tantas coisas. Ao comentar a postagem devem colocar a opinião concordando ou não e as razões para isso.

    ResponderExcluir
  6. O que é educação?
    O GRUPO ATINGIU OS OBJETIVOS DA ATIVIDADE...
    Parabéns...

    NELSON LIMA

    ResponderExcluir
  7. celiane cruz
    o grupo soube mostrar os objetivos do autor parabéns mostrou varias citações com objetivo de mostrar o que o autor queria passar e de forma clara bom trabalho

    ResponderExcluir